sábado, 12 de fevereiro de 2011

Geração Y - O que é isso??


Nossa... esta semana fui no Salvador Shopping, e como sempre no meu passeio pela loja Saraiva vi uma revista com uma matéria de capa que me chamou muito a atenção. “ NOVAS GERAÇÕES. Jovens precisam aprender a ter foco e fazer escolhas.”

Simplesmente peguei a tal revista e fui direto para a matéria, a qual simplesmente me encontreiiiii! Rssss

Você já ouviu falar em Geração Y? Não? Eu também não até aquele fatídico dia!

A geração Y, também chamada geração do milénio ou geração da Internet, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela geração Z.

Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. (Lembre-me dos carinhos, paparicos e elogios de mamis e papiss) Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. (Ballet, Inglês, GRD, teclado, Kumon...) Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo.

Eles são liberais no consumo, mas um tanto conservadores no aspecto social. Gostam de novidades, querem estar antenados e buscam símbolos que os liguem a comunidades. Também são impulsivos, impacientes e, no mercado de trabalho, não pensam duas vezes antes de mudarem de emprego caso não se sintam valorizados ou confortáveis no ambiente corporativo.

Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam a atender essa nova geração de consumidores, que constitui um público exigente e ávido por inovações. Preocupados com o meio ambiente e as causas sociais, têm um ponto de vista diferente das gerações anteriores, que viveram épocas de guerras e desemprego. Com o mundo praticamente estável e mais favorável à liberdade de expressão, esses jovens conseguiram se preocupar com valores antes menos prioritários como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.

Velocidade, tecnologia, perfil multitarefa e individualidade são conceitos que os definem muito bem, além da propensão a postergar compromissos e responsabilidades próprios da vida adulta, como deixar a casa dos pais e morar sozinho.

Não é que a cada da mamãe é o melhor lugar do mundo?! Rsss

Mas nada de conformimo. Pelo menos a blogueira que vos fala está sempre em busca de seus objetivos, cada vez mais buscando um FOCO, FORÇA E FÉ!

Pois bem. Quem também se identificou com esta geração?

.

Bjooo

Um comentário: