terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A PALESTINA É AQUI! LENÇOS JÁ!

TRAJETÓRIA DO KEFFIEH




O lenço, geralmente feito de algodão, começou a ser usado há séculos pelos beduínos, povo nômade dos desertos do Oriente Médio e Norte da África, como peça de identificação tribal. Ele protegia o rosto das tempestades de areia e da exposição solar. Com o tempo, chegou às cidades e, hoje, é um tradicional adereço dos homens árabes de regiões como Kuwait, Jordânia e Cisjordânia. Nos anos 60, virou símbolo do nacionalismo palestino por causa de Yasser Arafat, raramente visto sem o seu preto e branco, preso à cabeça com um pedaço de corda.

... hoje em dia...




Depois deste breve histórico, o Lenço bastou aparecer no desfile de inverno da Balenciaga para o Keffieh virar acessório obrigatório das estações frias na Europa. O lenço da coleção era muito mais bonito que o original - o Foulard palestino serviu apenas de inspiração. O suficiente para lotar os camelôs de Paris, Londres e outras capitais européias de cópias fiéis da marca registrada de um dos povos mais polêmicos do planeta.

A referência está em todas as revistas de moda desde a pré-temporada de inverno, mas até o final do ano ainda era difícil encontrar keffiehs a preços acessíveis por aqui. De repente, a China entrou na jogada - segundo matéria do Le Monde, decretando a falência de várias empresas têxteis “originais” na Cisjordânia. Agora, o engajamento à causa não custa mais de dez euros. É simplesmente impossível sair por aí sem topar com dezenas de pessoas, homens e mulheres, enrolados em lenços palestinos obedecendo as cores da moda.

O acessório pegou de tal maneira que suas releituras estão presentes mesmo nas coleções de verão. Em tecidos mais leves, floridos ou com estampas variadas, eles parecem ter vindo para ficar por um bom tempo.

O modelo ideal é bem grande, quadrado e com franjinhas. Dobrado na diagonal, ele fica triangular, pronto para ser enrolado no pescoço de maneira bem despojada, meio frouxinho. Nos tecidos e cores do verão, garantem um colorido para a sobriedade das roupas de inverno - e são uma ótima idéia para o clima brasileiro, que não exige cachecóis e pacheminas.

Então para vocês Blogueiras de plantão, estou postando aqui várias maneiras de utilizar o Lenço!




















Um comentário:

  1. Boa! Apesar de ser pouco adepta, tenho meus lenços lisos e estampados. De vez em quando é bom variar e sem falar que são um charme!
    Adorei as dicas de uso!!!

    ResponderExcluir