terça-feira, 26 de julho de 2011

Vai comprar um tênis? Aprenda e escolher bem!




Com tanta tecnologia aliada a estética fica dificil escolher um tênis de forma correta. Sorte que o numero de lojas especializadas em tênis está crescendo e nelas você encontra uma equipe treinada, pronta para lhe oferecer informações sobre o melhor tênis que atenda a suas necessidades.

Comprar um tênis não é como uma receita de bolo. Pode até parecer clichê mas é pura verdade! Cada pessoa tem suas particularidades como formato do pé, tipo de pisada, peso, atividade... Sendo assim, o que vai direcionar a escolha do tênis perfeito é a combinação desses itens aliados a beleza e conforto.

Primeiramente é importante você saber para que atividade o tênis se destina. Para isso temos algumas classificações para os tênis:

1. Active ou Training
2. Casual
3. Adventure ou Trekking
4. Runnig ou Corrida
5. Handebol
6. Basquete
7. Vôlei
8. Futsal
9. Futebol
10. Tênnis
11. Squache
12. Skate
13. Automobilismo

Cada um deles tem suas peculiaridades, porém vamos focar nos 4 primeiros.

1. Active ou Training

Geralmente tem ponteira frontal reforçada e solado de borracha elevada, que são adequados para uso em terrenos mais acidentados. A entressola e a palmilha devem ser de material macio e durável, para garantir conforto, segurança e proporcionar perfeita absorção de impactos.
Este tipo de tênis é mais adequado para frequentadores de academia, pois protegem os pés de esbarrões nos equipamentos bem como são confortáveis na hora da corridinha na esteira.

2. Casual

São escolhidos basicamente pelo visual e gosto de casa um. Contudo, o ideal é que o tênis casual seja adequado ao seu tipo de pisada. Além disso, deve-se certificar de que foi confeccionado com materiais de qualidade. Isso irá fortalecer a sua escolha e resultará em um melhor conforto.
Este tênis é indicado para passeios sem a finalidade esportiva como idas ao shopping e festividades.

3. Adventure ou Trekking

As solas desse tipo de tênis devem ser mais agressivas. Quanto mais duro o terreno, mais robusta e dura deve ser a sola. Algumas marcas esportivas utilizam pequenos pinos em metal na sola, para dar mais tração ao praticante. A entressola, em modelos mais sofisticados possuem placas em termoplástico, para proteger o praticante das irregularidades do solo, aumentando a estabilidade. No bico do tênis, normalmente, há proteção para os dedos, para diminuir os danos causados por tropeços em pedra, galhos ou qualquer outro obstáculo. Alguns modelos possuem tecidos impermeáveis, então, dependendo do terreno, vale procurar o tênis que tenha essa característica.
Este tênis é indicado para os aventureiros que curtem fazer trilhas, escaladas sem muito inclinação. Não são indicados para corrida, pois os "birros" do solado não conferem estabilidade em superficies lisas como calçadas e asfalto.

4. Runnig ou Corrida

Mais leves e de alta tecnologia com sistemas de ventilação e amortecimento, tem uma gama de opções no mercado, cada uma com um foco especifico. São eles:

Estabilidade

Esta categoria geralmente tem um solado semi-curvo e oferece uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade. Você deve preferir este tipo de tênis caso : seja um corredor com peso médio que não tenha problemas severos de controle de movimento do pé (super pronação) e quer um tênis com um algum suporte e boa durabilidade.

Controle de movimento

São os mais rígidos e orientados para controlar a pronação excessiva . Geralmente são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte. Você deve preferir este tipo de tênis caso tenha um grau de pronação muito acentuado ou se utiliza palmilhas especiais que necessitam de um soldado firme e espaço na calcanhar para um bom encaixe. Corredores com pé chato geralmente se dão melhor com este tipo de tênis.

Amortecimento 

Esta categoria geralmente tem a sola mais macia, maior amortecimento e menor suporte. Usualmente são construídos com solado curvo ou semi-curvo para estimular o movimento do pé. Você deve preferir este tipo de tênis se for um corredor não precisa de um suporte extra nem tenha um grau excessivo de pronação. Corredores com arco do pé alto costumam se dar bem com este tipo de tênis.

Perfomace

Construídos com solado curvo ou semi-curvo, este tipo de tênis é leve e geralmente utilizado para competições ou treinos em ritmo rápido. Alguns são razoavelmente estáveis, outros não. Você deve ter um tênis deste tipo se : for um corredor rápido e eficiente, ou quer um segundo par de tênis para treinos em ritmo rápido, ou quer utilizar nas provas um tênis com maior amortecimento e suporte do que aqueles de competição (racing).
Este ultimo tipo de tênis deve ser usado somente em competições, já que seu material mais leve não resiste ao uso diário.


Finalizando vão algumas dicas importantes:

1. Antes de comprar seu tênis novo dê uma boa olhada no seu velhinho. Veja seu solado pois ele lhe dirá muita coisa sobre seu tipo de pisada. Se ele...
- estiver mais gasto na parte interna sua pisada é do tipo PRONADA, isso quer dizer que você descarrega a maior carga na região interna do pé, ou seja na parte da cava.
- estiver mais gasto na parte externa sua pisada é do tipo SUPINADA, isso quer dizer que você descarrega a maior carga na região externa do pé, ou seja mais para fora.
- estiver com desgaste equilibrado a pisada é NEUTRA.



2. Sempre compre seu tênis com uma numeração maior da que você usa em sapatos abertos.

3. Um tênis nunca sede nas laterais. Ele só sede nas extremidades. Então, se está apertado dos lados, nem compre.

4. Na extremidade dos dedos deve sempre haver uma folga. Para ter certeza de que esta folga é suficiente movimente seus dedos, se não "pegar" nem incomodar, essa é a escolha.

5. Compre sempre um tênis adequado a sua atividade.

6. Uma dica para saber se o tênis é macio é movimentando-o como se fosse unir a ponta com o calcanhar.

7. Nunca use um tênis de performace no dia a dia.

8. Assim como os alimentos, remédios, os tênis tem um tempo de vida, pois com o uso o sistema de amortecimento vai se perdendo.

Prontinhooo! É muita informação, mas vale a pena dar uma lida para fazer uma boa escolha!

Espero ajudar!

Boa compra!

Bjo grande

2 comentários:

  1. Adorei as suas dicas!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. As dicas são excelentes! Vou passar para meu colega David, que não escolher tênis ainda!

    ResponderExcluir